« Home | Crítica de capas de jornais desportivos » | A teoria do quilograma » | Paulo Bento: » | Justus » | Zoo Europa » | A dupla casca dos amendoins » | Cerco » | momentos celta » | Apareceram todos, não é assim? » | A partir de hoje... »

A teoria do 66


É por minudências destas que, de vez em quando, valha-lhe Deus.
Agora veio com a teoria do peso. Levámos 5 do Bayern em casa e empatámos no Porto por, diz ele, basicamente, isto:
1 - Temos uma equipa constituída por jogadores menos pesados que os do Bayern.
2 - Temos uma equipa constituída por jogadores com o mesmo peso dos do Porto, que, por sua vez, também são, portanto, menos pesados que os do Bayern. Por isso é que empatámos no Dragão, por eles serem mais leves que os bávaros e terem o mesmo peso que nós.
Das alturas não falou, já agora, mas depois eu explico que isso também não valia a pena.
Bom.
Temos, de facto, uma equipa constituída por jogadores menos pesados que os do Bayern.
A média ponderal global, ou seja, por jogador de cada equipa, nesse jogo de merda, é esta:
Sporting - 72 Kg
Bayern - 80 Kg
Por sectores também podemos ver isso:
Na defesa: Sporting - 76 Kg; Bayern - 79,2 Kg
No meio campo: Sporting - 68,8 Kg; Bayern - 77 Kg
No ataque: Sporting -67,5 Kg; Bayern - 87,5 Kg
Ou seja, este Bayern pesa mais 88 Kg que o Sporting. 80 menos 72 dá 8 e 8 vezes 11 é 88.
Vamos ver quanto pesava a equipa do Porto que jogou contra o Sporting (sendo que, nesse jogo, a média ponderal da nossa equipa, o Sporting, era igual à daquela que jogou com o Bayern, ou seja, era também de 72 Kg; eu estive a ver isto, de maneira que se duvidam vão lá os senhores fazer contas):
Pesava essa equipa do Porto, em média, 78 Kg. Por jogador.
Também estive a ver por sectores, mas acrescenta pouco, até porque o Bayern e o Sporting jogam em 4-4-2 (o Sporting com aquela merda do losango) e o Porto em 4-3-3. Mas ia dar na mesma, em média, um peso superior, sector por sector, para o Porto.
E o Porto em relação ao Bayern: bom, é fazer as contas, há uma diferença média de 2 Kg por jogador entre ambas as equipas, ou seja, o Bayern pesa mais 22 Kg que o Porto, que é o que dá 11 vezes 2.
Ora então temos isto. Um indivíduo que não percebe nada de futebol e que, ainda por cima, escreve num blogue em que ninguém (mas isto é verdade: ninguém!) parece querer entender que no dia em que o Rochemback (genuflectemos, ou flectamos... olhem, ajoelhemos, pronto) for colocado a jogar a 10, não só não perderá a capacidade de distribuição racional de "fruta" como, finalmente, alguém aparecerá a rematar segundas bolas para a puta da baliza, ou a fazer passes em condições para os dois crioulos ou para o Postiga - eu do Djaló e do Tiuí nem falo, até porque, ainda por cima, fodem ainda mais a teoria ponderal do maradona e já basta o que basta -, dizia eu, um indivíduo deste calibre vem dizer o seguinte:
- O Sporting levou 5 do Bayern, em casa, porque pesa menos 88 Kg que os bávaros.
- O Sporting empatou 0-0 com o Porto, fora de casa, porque pesa só menos 66 Kg que os tripeiros.
- Ou seja, nós em jogando com equipas que pesem só mais 66 Kg que nós, empatamos fora; agora se pesarem mais 88 Kg que nós, lá está, essa diferença de 22 Kg dá para levarmos 5 secos em casa.
Está bem, está. Há-de haver outra explicação qualquer, ó senhor engenheiro. Mas olha que também não é pelas alturas que lá vais, antes que te canses aí a ruminar: aquela equipa do Bayern que jogou contra nós tem uma média de alturas de 1,82 m, aquela equipa do Porto que jogou contra nós tem uma média de alturas de 1,83 m e, o nosso Sporting mais alto, aquele que jogou contra o Porto, tem uma média de... enfim, aquilo dá 1,77 m (arredondado para cima).
Eu, depois destes dislates, tenho de "ultimatar": ou me põem o Rochemback a 10 ou eu ponho aqui um retrato do Fidel Castro a dar as tácticas ao Maradona (o outro, o que há uns anos lhe deu, e muito bem, para desatar às chumbadas aos jornalistas) para os jogos da Argentina!
(os dados sobre quanto pesam e medem os gajos foram recolhidos em 18 sites oficiais sobre essas merdas, por isso muita atenção a desmentidos precipitados e filhos duma preguiça impeditiva duma pesquisa séria)

Posted by besugo on domingo, 1 de março de 2009 at 17:55

Mas, ó f. (da família da Christiane?), o objectivo do post é demonstrar que os argumentos do maradona estão errados ou que ele, afinal, está carregadinho de razão? É que um gajo lê os dados "recolhidos em 18 sites oficiais sobre essas merdas" (já nem falo do 4º golo do Bayern - 1º do Luca Tony - porque esse, de facto, dispensa dados estatísticos) e chega à conclusão de que aqueles panzers, realmente, apoiaram-se (no pun intended) no seu poderio físico para espetar 5 secos ao Sporting.
Veja lá bem isso, se faz favor.

E, já agora, embora não venha nada a propósito, veja também isto, que vale bem a pena.

A diferença entre o Bayern e o Porto é a forma como os centímetros e os quilos estão distribuídos.

No caso do Porto as médias são:
defesa: 1,85m 80kg
meio campo: 1,82m 74kg
ataque: 1,77m 73kg

No ataque há uma diferença enorme do Porto para o Bayern, com os dois panzers (Klose 1,82m e Toni 1,96m) na área.

E depois ainda há o factor Jesualdo...

Esta equipa do Porto foi preparada para ter mais peso esta época (que é essencial para fazer alguma coisa de jeito na Liga de Campeoes). Mas a diferenca do Porto para o Bayern é que o Bayern está habituado a fazer jogos fisicos, basicamente todos os jogos na Alemanha sao fisicos, em Portugal nao, ao minimo toque é assinalada falta, por isso nao há grande vantagem em ter um Hulk ou um Sapunaru e um cissoko nas laterais. Depois, como nao há diferenciacao destas faltas à Portuguesa (o jogador sente o toque e atira-se imediatamente para o chao) e as faltas mais violentas, os jogadores mais frágeis podem parar os mais fortes com porrada que nao vao ter problemas e aí desaparece a vantagem física. Além disso as duas equipas jogam melhor fora de casa do que em casa (o Porto ganhou por duas vezes ao Sporting em Alvalade esta época) e por isso apesar do Porto jogar em casa, a vantagem era do Sporting.

Até q'efim alguém que concorda que o Roca deve jogar a 10!

Queria só chamar a atenção para que, se a comparação sector-a-sector fôr feita tal como eles se encaixam em campo (p.ex., defesa vs ataque), há uma situação em que a diferença de poder físico ainda fica mais saliente: defesaSCP 76kg - ataqueBM 87,5kg. 11,5 kg a mais por jogador!!!

Enviar um comentário