« Home | Zoo Europa » | A dupla casca dos amendoins » | Cerco » | momentos celta » | Apareceram todos, não é assim? » | A partir de hoje... » | E peço desculpa às pessoas do restaurante » | Clavamox DT » | 4-2-3-1 » | O dia dos meus »

Justus


O dia de ontem, 26 de fevereiro de 2009, futuro dia mundial sem jornais desportivos ou secções sesportivas de outro qualquer periódico mesmo que grátis, é a altura adequada para maldizer e descelebrar a vida, obra e legado de Justus von Liebig, um personagem central na arqueologia do futebol, mas sistematicamente esquecido pela Fifa, pela Uefa e pelos próprios prémios Stromp, instituições que também deveriam ser remetidads para o canto freudiano mais recondido. Em 1840 Justus von Liebig argumentou, para não dizer provou, que a milenar técnica de fertilização dos solos através de excrementos ou outro tipo de matéria orgânica poderia no futuro ser substituida pela adição de uma solução preparada industrialmente que restituisse aos campos os exactos nutrientes que a colheita anterior teria consumido para se desenvolver, tornando possivel, pelo menos teoricamente, que de qualquer solo nascesse qualquer tipo de planta durante o tempo que se quisesse. A história não se revelou tão paradisíaca, mas o certo é que a matematização e a posterior artificialização dos ciclos de vida e biologia dos organismos alimentam hoje não só 6 biliões de pessoas, como a mim próprio e ao Rochemback, embora à vez. Há aqui, no entanto, um buzilis: não se tratou tanto de um aumento de eficiência dos campos (muito menos em termos de sustentabilidade de médio e longo prazo), mas sim do reforço mútuo de dois movimentos: a diminuição do volume de mão de obra necessária por unidade de área cultivada e a expansão dos terrenos passíveis de serem colocados sob exploração agrícola. Os relvados onde hoje em dia se joga o holocausto de tragédias a que nos costumamos referir como "futebol" não seriam uma realidade sem o trabalho pioneiro que Justus von Liebig. Justus von Liebig terá tanta responsabilidade na dor que sinto no peito como Demócrito na alma destroçada dos mortos e sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, na Guerra Fria ou na actual proliferação das armas nucleares, mas mesmo assim não consigo ler o seu nome sem franzir o sobrolho, e deus sabe como é cada vez mais impossvel não nos cruzarmos, diariamente, com uma noticia, um debate, um artigo de jornal ou mesmo uma conversa de rua em que o tema cenral não seja Justus von Liebig.

Posted by maradona on sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 at 12:54

Ui... Estou farto de dizer o mesmo. Fartinho!

Eu julgo que ele tem perfil para ser avançado no Sporting. Pelo menos dar-se-ia bem com o Derlei ou, como o chamamos aqui no Casal, "o campista"!

Digo eu...

Enviar um comentário