« Home | Flores » | Compasso de Nuno » | O homem também tem azar. » | Not tennis » | a parte das duas meias partes » | Submarino ao fundo » | Verbo: funcionar » | Excelente » | 19 anos de Vela » | Caros amigos sportinguistas e suas famílias, »

Noves fora




Pequeno exercício de matemática transcendental no Record de hoje:

«ÁGUIAS COMPRAM O PASSE DE SIDNEI NA TOTALIDADE

O Benfica adquiriu por dois milhões de euros os 50 por cento que faltavam do passe de Sidnei, tal como Record avançou em Outubro que iria acontecer.
Com este negócio, a SAD encarnada passa a ter a totalidade dos direitos desportivos do central, que tem uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, numa transferência que se iniciou no Verão (5 milhões por metade do passe) e ficou concluida ontem.
Por outro lado, a Gestifute, que detinha a metade do passe agora vendida, fica com direito a receber 30 por cento da verba, acima dos 7 milhões de euros, que os encarnados encaixem numa futura transferência.
»

Outra maneira de dar a notícia seria dizer que o Benfica adquiriu mais 20 por cento do passe de Sidnei, mas as necessidades de paginação do Record não encorajam o minimalismo.

(Não há link. Eu é que me dei ao trabalho de copiar toda esta irrelevância, dada o imperativo absoluto de não pensar no filme dos irmãos Marx transmitido hoje em Alvalade. Os negritos são meus, como disse um dia Thomas Jefferson.)

Posted by "Rogério Casanova" on quarta-feira, 26 de novembro de 2008 at 23:29

pesquisa e lê e depois talvez percebas melhor. se calhar era melhor para não passar mal...

Eu acho que o jornalista do Record - sem saber - acertou em cheio. Não há aí nenhuma contradição. Se quiseres, eu explico. Dá-me só um dia de antecedência para uma consulta conjugal.

O visionamento de filmes dos irmãos Marx tem o senão de prejudicar o entendimento de notícias do Record e talvez até de outros periódicos similares.

Não é a mesma coisa dizer que o Benfica adquiriu mais 20% do passe porque simplesmente é outra coisa. A Gestifute não ficou com 30% do passe, ficou sim com 30% da mais valia líquida acima do preço que o Benfica pagou, ou como quem diz, 7 Milhões.

Por outro lado, os filmes dos irmãos Cohen facilitam a compreensão destas notícias "complexas".

Eu não conheço os irmãos "Cohen", e suspeito que mais ninguém fora de Tel Aviv os conheça, mas sou proprietário de uma casa na Margem Sul, sobre a qual detenho 100% dos "direitos desportivos". Isto apresenta muitas vantagens a nível de organização do dia-a-dia, mas a principal é esta: no dia em que a quiser vender, não vou entregar 30% das "mais-valias" à Gestifute. O meu entendimento do conceito de "ter 100% de uma coisa" é este, mas o importante até nem é isso.

A primeira metade de uma coisa custa 5 milhões, a segunda metade custa 2 milhões, e a entidade que tem as duas metades tem de dar 30% da futura venda à entidade à qual comprou a segunda metade: foda-se, eu sou o único a achar isto cómico?

Fantástica foto! 1+1=5...que coincidencia. O Rogério devia de jogar no euromilhoes! ROFL

50% do passe foram 5milhoes, os outros 50% do passe foram 2milhoes. Total = 7milhoes!
A gestifute fica com 30% de mais valia liquida de uma futura venda.

Exemplo simples:

- Benfica vende Sidney por 10milhoes... 10-7=3 milhoes (mais valia líquida!! ou seja, o LUCRO.) Então a Gestifut tem direito a 30% desse valor, o que dá mais ou menos 1milhão de Euros.

- Por outro lado, se fossem os 30% do passe como dizes, a Gestifute recebia os 30% mas dos 10milhoes da venda... o que dá mais ou menos 3Milhoes de Euros.

Outro Exemplo:
- Se o Sidney fosse vendido por 5milhoes, a Gestifute não recebia nada, porque não houve mais valia.
- Se fosse 30% do passe, a Gestifute recebia cerca de 1,5milhoes.

Simples, não? :)

Enviar um comentário