« Home | Compasso de Nuno » | O homem também tem azar. » | Not tennis » | a parte das duas meias partes » | Submarino ao fundo » | Verbo: funcionar » | Excelente » | 19 anos de Vela » | Caros amigos sportinguistas e suas famílias, » | Estou quase a desmaiar (o que é bom sinal) »

Flores


As pessoas falam, com terror, dos penteados do Abel Xavier mas há outras coisas igualmente estranhas no futebol e seus arredores, apesar de quase todas elas envolverem uma menor quantidade de água oxigenada. Por exemplo: José António Camacho. Esqueçamos a espectacular sudação nas axilas de Camacho, durante os domingos solarengos de Lisboa, e centremo-nos na conversa, nas conferências de imprensa, nas entrevistas aos jornais, nos recados. O que acontece num clube normal e com treinadores normais é isto: se os resultados não acompanham a ambição do clube, o treinador começa a sentir o seu lugar ameaçado e os adeptos só o deixam descansar, ter um bom sono, um copo de vinho à lareira, quando esses resultados melhoram ou quando ele faz as malas para casa ou para treinar outra equipa, onde exigências e etapas semelhantes o esperam, sem misericórdia. Mas nem o Benfica é um clube normal nem o Camacho parece deste mundo. No final de cada empate ou derrota, depois de cada jogador contratado espalhar a sua inépcia por 90 minutos de mau futebol, depois de substituições desastradas, erros defensivos, ataques sem glória, Camacho ameaçava o país, de forma mais ou menos velada, com a sua saída. Os adeptos tremiam pois as derrotas e o jogo desenxabido podiam levar-lhes o homem, o inventor dos «livres à Camacho» (um passe para trás). As derrotas, nessa época, eram uma dupla angústia para os benfiquistas, incapazes de lidar com a insólita possibilidade de ver partir um treinador pelo seu próprio pé, com o seu próprio lenço branco na mão. Depois admiram-se que a claque do Benfica tenha procurado drogas pesadas e que o Camacho (que, convém lembrar, treinou o Real Madrid por dois curtos meses, transformando-se numa espécie de Del Neri de si mesmo) esteja agora a amealhar derrotas no Osasuna, de modo a fazer correr o melodrama de sempre, explorando com mestria a sua mais genuína aptidão: romper casamentos com a noiva no altar.

Para este campeonato, no entanto, o SLB parece ter encontrado, nos nossos vizinhos, um bom treinador. Ora também isso é quase tão estranho e preocupante como o mural que se segue:

Posted by Daniel on segunda-feira, 24 de novembro de 2008 at 16:38

Mais estranho foi o Camacho ter ganho no último fim-de-semana e sem o Makukula...

http://chutodeletra.blogspot.com/

Este mural é meu. Faisfavor de não tecer comentários sobre meus óbi, tá légau?

Toma aí outro muito bacana pra oceis qui eu fiz qui mi pédiram:
http://desunited.no.sapo.pt/soarescleese.jpg

E vem aí o xmas bynia... mi aguardi purfavô...

Existia essa identificação, essa empatia mútua entre o Camacho e os adeptos, realmente.
Talvez isso se devesse à imagem de grandeza que (paradoxalmente) ele transmitia, os ares de 'uma espécie de glória injusta e maldosamente roubada' que tinha, ao mesmo tempo que personificava o típico gajo porreiro (e até era).
Tudo isto revibra muito bem nas caixas craneanas benfiquistas (e o SLB é o meu clube, mas já com o Toni era um pouco isto que se passava, digo eu).

Porra, afinal existe quem me compreenda... além disso tudo dos bigodes e das bochechas que asociamos ao nosos tio que é mais porreiraço do que onosso pai porque não o conhemeos como pai (porque se ouvissemos oq ueos nossos primos têm a dizer dele como pai até achávamos que estávamos bem servidos de pai) é que as pessoas esquecem muitas vezes que foi o Toni que trouxe aquela coisa que era o Pringle como secretário-técnico ou director desportivo ou lá quiera (o melhor ponta-de-lança que consegiua rrajar com 200 ml contos, um central que jogara adaptado pelo Matutanelsinborgs num jogo-de-treino e calhou a marcar um ou dois golitos), e que esse o "outro" António Oliveira treinava a primeira equipa do Glorioso que ficou fora da UEFA.

Essa é que é essa. O resto? São caracois, caracolitos, parafraseando DF parafraseando Amélia (que é comoo Billy Corgan lhe chamou uma vez na entenatrês).

Excelente post. Eu sentia essa preocupação, que os resultados maus que ele gerava o fizessem ir embora. Ter culpa dele ter culpa.

Olha, fiz mais uma montagenzinha, dizem-me que esta nem sequer é original, mas aqui vai:
http://desunited.no.sapo.pt/OLE.jpg

Enviar um comentário